Apresentação
A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) é uma casa publicadora de grande porte no meio editorial de Alagoas e do Brasil. Criada em 5 de outubro de 1983, nas suas quatro décadas de existência, tem fomentado a publicação dos livros clássicos de teóricos alagoanos e promovido a pesquisa, a comunicação e a divulgação científica.
Como órgão integrante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou-se na missão de editar e divulgar trabalhos e publicações de interesse científico e hoje já se tornou uma instituição premiada em âmbito nacional.
Para consolidar sua política editorial além-muros da universidade, a editora vem trilhando árduos caminhos e superando os limites e as dificuldades comuns ao cotidiano das editoras universitárias.
E, nessa travessia, conta com o suporte da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL) na divulgação de livros, revistas e outros materiais voltados à produção acadêmica regional.
Em 2005, a Edufal tornou-se a editora universitária pioneira, no Brasil, no desenvolvimento do Projeto Braille. Nesse segmento, já publicou vinte títulos, que são doados a bibliotecas e a instituições de apoio aos deficientes visuais de Alagoas e do Brasil.
Bienal gratuita
A Edufal tem o prestígio de organizar a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, único evento desse tipo e porte encabeçado por uma universidade pública do país, o que permite ao estado receber atividades culturais e artísticas totalmente gratuitas.
Já são dez edições consolidadas da Bienal de Alagoas que, em sua edição de 2023, atraiu mais de 400 mil visitantes para lançamentos de livros, oficinas temáticas, palestras e mesas-redondas, com a participação de editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior. A Bienal é considerada o evento cultural que melhor expressa a riqueza da produção intelectual local.
Apesar do pequeno porte e do esforço em combinar a publicação universitária com uma divulgação sistemática, a Edufal tem se constituído num dos principais cartões postais da Universidade. Seu acervo com mais de mil títulos, selecionados a partir de rigorosos critérios de qualidade, circula, atualmente em livrarias e feiras nacionais e internacionais, bem como no site institucional.
Mas, para os que preferem o contato direto com os livros, a livraria da Edufal está aberta a visitas. Para isso, temos um ambiente aconchegante e democrático que concilia os bons momentos de leitura com a oportunidade de convívio entre escritores e leitores.
A Edufal possui, enfim, bons motivos par a continuar enfrentando desafios e conquistas. Mas ainda são longos os caminhos a trilhar com o propósito de estimular a leitura e fortalecer a vida acadêmica, cumprindo, assim, o papel institucional e social que lhe deu forma. O trabalho prossegue com a esperança de que a editora tenha uma boa história para contar também às gerações futuras.