Passo a passo

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) existe para materializar as ideias e as pesquisas de seu meio acadêmico. Ao preparar, publicar e divulgar trabalhos científicos e didáticos, a Editora compartilha conhecimento com a sociedade. Não estão incluídas em nossa linha editorial obras de ficção (poesia, romance, teatro,etc.).

Aceitamos textos sob duas formas: no fluxo normal e por meio de editais.

É fácil encaminhar um livro para análise e avaliação para posterior publicação.

Basta acessar este link aqui, fazer o cadastro e submeter seu material. 

Passo a passo
Os originais serão repassados para o Conselho Editorial para homologação e, depois de analisada tecnicamente, será remetida a um avaliador da mesma área do conhecimento a que pertence o trabalho, passando a valer, a partir da data de entrega ao especialista, um prazo de até 120 (cento e vinte) dias para que seja divulgado o resultado do parecer. 

Os critérios de avaliação variam conforme alguns pré-requisitos. Além de originalidade, atualidade e relevância, o texto precisa despertar interesse social. No prazo de até 120 (cento e vinte) dias, é deliberado parecer sobre a aprovação ou reprovação do trabalho. O texto pode ser recusado, já no momento da submissão, se não estiver dentro das normas editoriais que regem a Editora, ou se for encaminhado ainda na forma original de tese, dissertação ou relatório de pesquisa. O autor será notificado do processo.

Se aprovado totalmente, as partes envolvidas (Edufal e autor) tratarão da publicação, considerando os fatores de interesse mútuo e assinatura de contrato.

A coordenação editorial das publicações fica inteiramente a cargo da Edufal, salvo em casos de coedições, nos quais as responsabilidades de cada uma das partes são definidas conforme contrato preestabelecido. Portanto, decisões quanto a tipo de papel utilizado em capa e miolo, textos de capa e de orelha, projeto gráfico e ilustração de capa são definidos pela Editora da Ufal em comum acordo com o autor/organizador.

A Editora da Ufal também é responsável pela solicitação do registro de ISSN (periódicos), ISBN (livros) e fichas catalográficas.
A edição representa a penúltima etapa do processo. O texto é revisado, formatado e tem seu projeto gráfico definido. O livro, então, está pronto para ser lançado e distribuído nas livrarias da capital e de todo o país, por meio do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL), vinculado à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e demais sites das melhores livrarias do Brasil.

Ressaltamos que, se não for obra aprovada em edital, não será a Edufal que arcará com os valores de revisão ortográfica, normalização e diagramação. Também é possível que, mesmo em seleção por editais, seja necessário o custeio do serviço de revisão ortográfica e normalização por parte dos responsáveis pela obra.