Conselheira da Edufal é premiada pela Sociedade Brasileira de Matemática
Juliana Theodoro Lima recebeu prêmio por coordenar iniciativas que encorajam meninas a ingressarem na área
No mês de outubro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi palco do 1º Workshop da SBM de Mulheres na Matemática, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre as várias atividades do evento, foi realizada a entrega do prêmio “Elas na Matemática” que reconhece e valoriza o trabalho de cientistas e pesquisadoras na área de Ciências Exatas.
A conselheira do Conselho Editorial da Edufal, Juliana Theodoro Lima, foi premiada na categoria “Faz a diferença na Matemática”, destinada a mulheres que tenham contribuído significativamente para a inserção feminina no ambiente acadêmico na área de Matemática, promovendo a capacitação de mais mulheres cientistas, coordenando iniciativas que encorajem meninas a ingressarem na área.
O prêmio da SBM, em parceria com o Instituto de Matemática Aplicada (Impa) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o reconhecimento da excelência da participação da mulher na solução dos desafios da pesquisa no âmbito científico. O objetivo da iniciativa é promover ações voltadas para a capacitação das mulheres cientistas e o aprimoramento da educação matemática para aumentar a representatividade no ramo.
* Informações https://sbm.org.br/