Edufal lança coleção de livros do Sinpete 2024

Títulos apresentam pesquisas realizadas por estudantes da Educação Básica e Superior

Por Mauricélia Ramos - jornalista
- Atualizado em

No mês de outubro, a Editora da Ufal (Edufal) lançou três livros da Coleção Sinpete, a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação (Sinpete), intitulados Ciência na escola para o desenvolvimento sustentável, os quais são frutos de projetos de iniciação científica, cujo escopo é a educação para o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação Básica. O lançamento foi feito em 16/10, primeiro dia do evento realizado na Ufal, com a presença de professores e alunos da educação básica e do ensino superior de Alagoas.

De acordo com a professora Vera Pontes, organizadora da coleção, os volumes são do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. “O Sinpete reuniu pesquisadores da Ufal e da Uneal, que acompanharam os projetos dos alunos e a orientação da escrita acadêmica, proporcionando o contato direto e a vivência de estudantes e professores da Educação Básica com o universo do Ensino Superior”, explicou.

O diretor da Edufal, Eraldo Ferraz, destaca a qualidade dos livros da coleção e do evento realizado na Ufal. “Mais um ano o Sinpete nos surpreende, em 2024, com a publicação de mais três  obras produzidas por estudantes do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, fruto das pesquisas científicas coordenadas pela incansável Líder Vera Pontes junto a uma equipe de professores/pesquisadores da Ufal e da Educação Básica”, disse, e completou: “Em 2024, foi visivelmente comprovada a qualidade dos trabalhos apresentados, com a participação de várias escolas e de muitas unidades acadêmicas. Parabéns a todos e todas que acreditaram na proposta do Sinpete! E que venha 2025!”, comemorou Ferraz.

E-books gratuitos

Os três títulos da coleção estão à venda na Livraria e Papelaria da Edufal, na Praça dos Bancos, mas seus respectivos e-books podem ser baixados gratuitamente pelo site www.edufal.com.br, ou pelo QR Code disponibilizado nas imagens desta matéria.